Close
Tendências de Segurança da Informação: Fique por dentro das 5 Últimas

Com relação às tendências de segurança da informação, a analista de pesquisas da Gartner, Elizabeth Kim, concluiu que “O interesse em Tecnologia de Segurança é cada vez mais estimulado por elementos do negócio digital, particularmente nuvem, computação móvel e internet das coisas, assim como pela sofisticação e pelo alto impacto de ataques direcionado”.

Ainda segundo Gartner, só em 2015, US$ 75,4 bilhões de dólares foram gastos com tecnologias para a segurança da informação, muito em função do aumento considerável dos chamados “cibercrimes”, uma modalidade de ataque à rede de computadores com o intuito de alterar dados, roubar senhas, desviar recursos e abalar a segurança das empresas como um todo.

Nesse contexto, segue uma lista com as principais tendências de segurança da informação da atualidade a serem adotadas por gestores de TI; tendências essas que baseadas, entre outras coisas, no aperfeiçoamento do setor de TI das empresas para uma maior segurança do tráfego via internet.

1. Testes de segurança

Esses testes buscam confirmar a segurança das empresas no que diz respeito à qualidade do seu setor de TI, já que cada vez mais os setores das empresas buscam a integração e a democratização da informação.

Os testes de segurança consistem na realização de espécies de simulações de ataques reais, feitas por empresas especializadas (sob um Acordo de Confidencialidade), a fim de testar a resistência ou vulnerabilidade dos sistemas das empresas a ataques via internet.

2. Terceirização da segurança da informação

Essa também é uma das últimas tendências de segurança da informação, e consiste na contratação de um serviço que se responsabilize pela segurança da empresa com relação às suas informações corporativas que trafegam via internet.

A principal vantagem desse sistema é a contratação de uma empresa que já possua know-how e tecnologia consolidada em segurança da informação, além da economia de custos, no caso da própria empresa não possuir estrutura adequada para esse tipo de operação.

3. Gerenciamento de identidade

Para garantir o mínimo de segurança via internet, já existe uma tendência de segurança da informação que prioriza a restrição do funcionário ao acesso a determinados dados da empresa: o gerenciamento de identidade.

Esse sistema também envolve um estudo do comportamento dos usuários, limites de conexão, restrição de privilégios de acesso, além de outras ações que garantam a segurança da empresa e das suas informações corporativas.

4. Investimento em Segurança de Redes

Se sua empresa se propõe a oferecer serviços de qualidade, precisa estar preparada para lidar com os cuidados que a segurança da informação exige, defendendo seu patrimônio contra invasões e perdas.

Um bom investimento em segurança de redes deve prever uma eficaz análise de riscos, planos de contingência e a definição das políticas de segurança. É preciso traçar uma estratégia com provisões de maior controle para garantir a segurança de seus ativos e de todo o tráfego de rede, assim como ter muito bem definidos os procedimentos de aplicação e auditoria, para promover benefícios às empresas como: mais eficácia à segurança, agilidade de resposta e redução do custo total de propriedade.

Confiram algumas dicas para aumentar a produtividade e ainda podem reduzir custos com sua operação:

  • Simplifique o controle da segurança
  • Reduza o seu TCO
  • Proteja sua organização com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana que inclui assistência técnica, atualizações de firmware e substituição de hardware

5. Segurança voltada para os hábitos dos consumidores

Essa é uma tendência de segurança da informação que envolve o uso de aplicativos de proteção, como o “Comodo App Lock”, por exemplo, que é uma tecnologia que restringe o acesso a programas e aplicativos de celulares, quando a rede Wi-Fi utilizada não é confiável.

Além disso, protege dispositivos móveis contra ataques de malwares, links maliciosos, roubo de dados e senhas bancárias, entre outras funções. Também incentiva o uso equilibrado da “internet das coisas”, certificando-se de que exista uma prévia recomendação do fabricante para a conexão dos equipamentos.

Como você aprendeu neste post, as tendências de segurança da informação oferecem muitos benefícios para as corporações. E a sua empresa já tem adotado alguma dessas tendências? Conte-nos através dos comentários!