Close
Como aumentar a produtividade do setor de TI? Entenda!

Um estudo recente da Global Center for Digital Transformation, da escola de negócios suíça IMD, detectou que um terço dos executivos em todo o mundo teme por mudanças radicais em seus negócios. Mais: 40% das empresas estudadas em 12 setores diferentes devem desaparecer nos próximos dois anos por conta da revolução digital. Nesse contexto estão inseridas as preocupações corporativas voltadas à tecnologia da informação, uma vez que é primordial para qualquer estratégia ter uma alta performance e aumentar a produtividade no setor de TI.

As equipes de tecnologia nas empresas, por conta disso, vêm trazendo um novo foco para alcançar as mudanças necessárias. Afinal, o departamento de TI deixou de ser apenas para suporte e passa a atuar de forma mais analítica, mais consultiva.

Nesse cenário, como aumentar a produtividade do setor de TI? Como fazer mais e melhor na correria do dia a dia, permitindo ao gestor equilibrar as necessidades de seu próprio departamento, alinhando o trabalho de sua equipe com as metas da empresa como um todo?

5 dicas para aumentar a produtividade do setor de TI

Veja a seguir uma série de dicas práticas para implementar hoje mesmo e ver a produtividade do setor de TI ser elevada em sua empresa:

1. Monte uma equipe multidisciplinar

O pior equívoco que um gestor de TI pode cometer é formar uma equipe muito homogênea. Se o foco é a produtividade, quanto mais multidisciplinar for o time, melhor. E por multidisciplinaridade leia-se a junção de profissionais com habilidades técnicas com aqueles com mais visão de negócios.

A colaboratividade alcançada por meio dessa mistura pode tornar o time muito mais produtivo pelo simples fato de se complementarem talentos e ideias. Além disso, é possível melhorar a comunicação com outros departamentos pela proximidade na forma de pensar e aumentar a variedade de projetos que o departamento pode atender.

2. Faça gestão de desempenho — e recompense os resultados

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, 22,6% dos profissionais brasileiros preferem sair em busca de um novo emprego do que negociar aumento salarial com seus empregadores. Isso diz muito sobre a forma com que nossas empresas reconhecem os seus talentos.

Para evitar perder talentos e também para elevar a produtividade do setor de TI, implemente um programa de gestão de desempenho. Ou seja, crie metas, objetivos e métricas claras para mensurar os resultados de cada profissional e também da equipe como um todo. E monte um sistema justo de reconhecimento e premiações.

Lembre-se: quanto mais a meritocracia funcionar no seu time, mais produtivas as pessoas serão. A competitividade saudável fará com que todos deem o seu melhor para estarem sempre entre os melhores.

3. Aplique a automatização nas funções operacionais

Parece redundante aconselhar gestores de TI a aplicar a automatização de processos. Mas, é necessário. A produtividade do setor de TI pode se elevar significativamente se forem utilizadas ferramentas que organizem workflows enxutos e práticos de trabalho.

Além de gerar mais organização para o time, sobrará mais tempo para gerir o departamento por um viés mais estratégico, menos preocupado com os meandros da operação.

4. Invista na capacitação dos profissionais

A velocidade com que as novidades tecnológicas surgem exige que os profissionais de TI estejam sempre se atualizando. Assim, nada melhor do que a empresa fornecer meios e estímulos para a constante capacitação.

Ao oferecer cursos in company, bolsas de auxílio educação, entre outros programas focados em capacitação, a empresa está demonstrando o interesse em tornar seus colaboradores mais preparados e produtivos. A resposta tende a ser orgânica e lucrativa.

5. Tenha uma comunicação clara e objetiva

Por fim, mas não menos importante, é fundamental investir em comunicação. Somente times com boa comunicação conseguem alcançar bons resultados em colaboração e produtividade. E isso tanto no sentido micro (informações do dia a dia do trabalho, das tarefas) e macro (objetivos de negócio, estratégia da empresa).

E mais: a comunicação deve ser de mão dupla, ou seja, focada no diálogo, na constante troca de feedbacks e ser incentivadora da troca de ideias.

Como está a produtividade no setor de TI da sua empresa? Você gostou destas dicas? Assine nossa newsletter para receber nossos artigos em primeira mão.