Close

A tecnologia HCI vem transformando os data centers há aproximadamente uma década, simplificando muito as operações da infraestrutura de TI.

Nos últimos anos, os desafios que os administradores de TI enfrentam aumentaram significativamente. A convergência da arquitetura de data center tradicional, multicamadas e local por meio de tecnologias hiperconvergentes tradicionais, aborda apenas uma pequena parte dos desafios de complexidade de TI moderna que agora normalmente abrange vários data centers e provedores de nuvem.

Segundo a “Pesquisa de intenção de gastos em tecnologia de 2020” da Enterprise Strategy Group (ESG) publicada em janeiro de 2020, 24% dos tomadores de decisão de TI acreditam que a tecnologia HCI é uma das prioridades de modernização de TI.

Por isso, em resposta a esse mundo em mudança, os fornecedores de HCI desenvolveram seus produtos, tornando-os mais flexíveis e ágeis. Reconhecer essa progressão e expandir sua ideia do que esperar de um ambiente de HCI pode ajudar não apenas sua organização de TI, mas também sua empresa como um todo.

A complexidade da TI vai muito além do data center

À medida que as empresas passam a depender mais da tecnologia, seus ambientes costumam ser escalonados de forma incrível e se tornam mais diversificados em termos de tipos de aplicativos, tecnologia de infraestrutura e localização.

Por exemplo, eles devem oferecer suporte a ambientes baseados em contêiner e integrar serviços de infraestrutura de nuvem pública. Uma maior diversidade de aplicações e tecnologias também alimenta o aumento da complexidade.

As organizações com iniciativas de transformação digital maduras têm três vezes mais probabilidade do que aquelas sem iniciativas de transformação digital de reconhecer que a TI é significativamente mais complexa agora do que era há dois anos.

Quando os requisitos ultrapassam o que os departamentos de TI podem gerenciar e entregar, a TI se torna um gargalo que atrapalha as oportunidades de receita.

O dimensionamento de pessoal não é uma opção sustentável ou viável, portanto, a tecnologia de infraestrutura, o software e o hardware devem fornecer as respostas. As organizações de TI já enfrentam carências problemáticas de habilidades com arquitetura e planejamento, e isso está piorando. Confira 5 motivos para aderir a uma estratégia multicloud hoje mesmo.

Como a tecnologia HCI pode contribuir com a nuvem híbrida

Híbrido e multi-nuvem são os padrões de fato para o design de infraestrutura de TI corporativa.

Os gestores de TI precisam desesperadamente de tecnologia que possa abranger ambientes com várias nuvens, ser dimensionada para se adequar a seu ambiente de aplicativo específico e oferecer suporte a vários tipos de aplicativo, incluindo VMs e cargas de trabalho baseadas em contêiner.

Por isso, é importante neste momento, ampliar a definição de hiperconvergência para incluir outras opções de implantação, como convergência e ofertas de armazenamento definido por software, além do HCI tradicional. O aspecto importante é a experiência e os benefícios.

Dentre os muitos benefícios da infraestrutura hiperconvergente (HCI), aqui estão alguns recursos a serem observados ao avaliar um ambiente HCI moderno, com potencial para contribuir com a nuvem híbrida.

1. O ambiente deve prosperar em ambientes de vários aplicativos

Há uma diferença entre oferecer suporte a Kubernetes e VMs na mesma plataforma e capacitar a empresa a realizar tudo o que deseja com contêineres.

Os aplicativos baseados em contêiner nativos da nuvem são projetados para serem ativados ou desativados rapidamente, ser portáteis e consumir a infraestrutura automaticamente.

Por isso, a seleção de um ambiente baseado em tecnologia HCI que possa oferecer suporte a esses recursos, é fundamental.

2. É preciso considerar a abrangência da infraestrutura interna e externa

As organizações normalmente pretendem que as cargas de trabalho baseadas em contêiner sejam de várias nuvens.

De acordo com a pesquisa “Tendências em ambientes de aplicativos modernos” do ESG publicada em dezembro de 2019, 70% dos profissionais de TI pesquisados ​​estavam implantando ou planejando implantar contêineres em um ambiente que combinava serviços de nuvem pública com um data center privado.

Além disso, quase metade disse que planejava implantar contêineres em vários provedores de nuvem distintos.

3. É preciso fornecer inteligência e automação integradas

Os gerentes de TI estão sobrecarregados e a consolidação pode simplificar o ambiente até certo ponto.

Procure produtos que forneçam inteligência integrada, usando normalmente dados avançados de telemetria e ferramentas que ofereçam automação. Quanto maior, mais diversos e desagregado for o suporte do ecossistema, melhor.

Por exemplo, simplesmente consolidar atualizações e upgrades em um único pacote oferece economia de tempo significativa.

Procure ofertas que forneçam um amplo conjunto de opções para alavancar insights acionáveis ​​e impulsionar ações automatizadas.

4. Deve oferecer suporte e facilitar a integração de hardware de última geração

Ele pode suportar NVMe? E quanto à memória da classe de armazenamento? O desempenho de baixa latência se torna mais importante ao oferecer suporte a cargas de trabalho baseadas em contêiner.

Segundo resultados da pesquisa “Tendências de armazenamento de dados de 2019” da ESG, os entrevistados tinham duas vezes mais chances de identificar o desempenho do armazenamento como um dos principais desafios para cargas de trabalho baseadas em contêiner do que para cargas de trabalho baseadas em blocos tradicionais (36% contra 17%).

Isso nos aponta que uma infraestrutura para contêineres não só precisa ter alto desempenho, mas também pode ser provisionada rapidamente para acompanhar as demandas de recursos.

Quando se trata de novas compras de infraestrutura, precisamos começar a pensar em tudo em uma nuvem híbrida, contexto de vários aplicativos. A TI moderna é simplesmente muito complexa para ser forçada a confiar em uma miscelânea de soluções pontuais.

Sobre a Netcenter

Acreditamos que a tecnologia é o alicerce para a criação de oportunidades! Ao fazer a melhor aplicação da TI, uma organização se torna próspera e cumpre seu papel na geração de mais empregos e renda.

Para garantir a correta execução das aplicações de negócio, estamos a mais de 25 anos no mercado de TI, transformando negócios com as melhores tecnologias e serviços de nível empresarial.

Construa a base correta da sua TI. Projeta seus ativos digitais. Conte com a Netcenter.

contato@localhost