Close
5 Livros que todo Gerente de TI deveria ler

5 Livros que todo Gerente de TI deveria ler

 

Trabalhar na área de tecnologia da informação não é uma tarefa das mais fáceis, pois o setor se modifica a cada dia. Por isso, estar sempre por dentro das novidades da área é fundamental para o profissional que atua no segmento.

Para ajudar nessa missão, elaboramos neste post uma lista com 5 livros para gerentes de TI. Ficou interessado? Então não deixe de conferir e ficar mais bem informado.


1. Steve Jobs: A Biografia, de Walter Isaacson

Não existe um gestor de TI que nunca tenha se inspirado em Steve Jobs em algum momento da sua carreira. Por esse motivo, a biografia do fundador da Apple é um livro que precisa estar na cabeceira desse profissional.

O autor Walter Isaacson narra toda a trajetória de Jobs, desde os primeiros passos da Apple, até a sua recente morte. Durante toda a obra, os profissionais de TI podem tirar muitas lições trazidas por esse visionário empreendedor.


2. Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, de Roger S. Pressman

Esse livro funciona quase como um guia sobre engenharia de software e por isso é tão importante para gestores de TI, para o esclarecimento de algumas dúvidas durante o seu processo produtivo, por exemplo.
Roger S. Pressman, autor do livro, traz tópicos que abordam a gestão de projetos, arquitetura da informação, entre tantos outros.


3. Implantando a Governança de TI, de Aguinaldo Aragon Fernandes

Uma obra fundamental para qualquer profissional de TI que assume a postura de líder em seu setor é o “Implantando a Governança de TI”, escrito por Aguinaldo Aragon Fernandes, doutor em TI e professor em universidades.
A obra fala de questões relacionadas ao planejamento estratégico, modelos de negócio, criação de portfólio, entre outras questões técnicas e administrativas que envolvem o setor de tecnologia.


4. Não Me Faça Pensar: Usabilidade na Web, de Steve Krug

As questões relacionadas à usabilidade estão muito em alta no mercado de TI, afinal, inclusão é a palavra da vez e cada dia mais os profissionais que desenvolvem softwares precisam pensar em formas de facilitar o acesso dos usuários aos programas.
Por isso, a leitura do livro “Não Me Faça Pensar: Usabilidade na Web”, escrito por Steve Krug é muito importante, pois o autor aborda questões relacionadas ao trabalho de usabilidade de projetos e experiência do usuário na web.


5. Novos Fundamentos do Design, de Ellen Lupton e Jennifer Collins Philips

É muito importante que um gestor de TI também tenha conhecimentos básicos em design, pois as áreas são interligadas e devem trabalhar juntas. E para conhecer mais desse universo, o livro das autoras Ellen Lupton e Jennefir Collins Philips pode ser uma excelente leitura.

O livro aborda técnicas de web design, arquitetura da informação, desenvolvimento de wireframes, entre outros fundamentos contemporâneos do design, que podem ser aproveitados por gestores de TI.

 

Agora que você já conhece alguns livros para gerente de TI, está na hora de renovar a sua biblioteca pessoal e se tornar um profissional ainda melhor. E, caso tenha outras obras para indicar, deixe um comentário abaixo e conte para nós!