Close

Na era digital, os dados tornaram-se um ativo inestimável para as empresas, impulsionando a necessidade de proteção rigorosa contra perdas e vazamentos.

Com a crescente dependência da tecnologia da informação, os riscos cibernéticos se tornam uma grande ameaça, capaz de causar impactos financeiros significativos em organizações de todos os tamanhos e setores.

A seguir, vamos explorar como os incidentes cibernéticos podem afetar financeiramente sua empresa e destaca a importância de investir em soluções de segurança para economizar recursos a longo prazo. Tenha uma boa leitura!

O custo dos incidentes cibernéticos

De acordo com o estudo “Cost of Data Breach 2023” da IBM, o custo médio de uma brecha de dados caiu 4%, fixando-se em cerca de R$ 6,2 milhões.

Entretanto, esse valor varia significativamente entre os setores, com a Saúde, Serviços e Tecnologia, enfrentando os prejuízos mais elevados.

Além dos custos diretos, as empresas devem considerar também os impactos intangíveis, como danos à imagem, perda de confiança dos clientes e problemas de conformidade com regulamentações.

Impactos financeiros diretos e indiretos

É interessante destacar que os incidentes cibernéticos podem afetar as empresas financeiramente de forma direta ou indireta. Os principais impactos são:

Custos de recuperação e reparação

Após um incidente cibernético, as organizações enfrentam custos significativos na recuperação de dados e sistemas. O mesmo vale para a reparação de danos causados por malware ou ransomware.

Perda de receita

A interrupção dos negócios, seja por sistemas comprometidos ou pela necessidade de desligar temporariamente as operações para investigação, pode resultar em perda substancial de receita.

Multas e penalidades regulatórias

A não conformidade com as leis de proteção de dados, especialmente após um vazamento, pode acarretar multas pesadas e outras penalidades.

Danos à reputação e confiança do cliente

A perda de confiança dos clientes e danos à reputação da marca podem ter efeitos duradouros.

Entre outros pontos, afeta-se a fidelidade do cliente e levando potencialmente a uma diminuição do valor de mercado.

A economia a longo prazo com soluções de segurança

Investir em soluções de segurança cibernética é crucial para mitigar esses riscos. A Netcenter, com sua expertise em identificar, analisar e mitigar riscos, oferece uma abordagem proativa na proteção dos ativos digitais de sua empresa.

Entre outros serviços, podemos contribuir com a sua empresa das seguintes maneiras:

Implementação de tecnologias protetivas

A adoção de soluções avançadas de segurança para prevenir ataques, detectando e bloqueando ameaças antes que elas causem danos.

Resposta rápida a incidentes

Uma equipe experiente, capaz de responder rapidamente a incidentes, para minimizar danos, acelerando a recuperação e reduzindo custos.

Conformidade com regulamentações

Estar em conformidade com as leis de proteção de dados não apenas evita multas, mas também reforça a confiança dos clientes na segurança de suas informações.

Educação e conscientização

Investir em treinamento de funcionários para reconhecer e prevenir ameaças cibernéticas é uma estratégia eficaz de longo prazo.

Netcenter: a melhor solução para o seu negócio

A ameaça de incidentes cibernéticos é uma realidade inegável na era digital. O custo desses incidentes vai além dos valores financeiros, afetando a reputação e a confiança do cliente.  Empresas de todos os tamanhos devem reconhecer a importância de investir em soluções de segurança cibernética.

A Netcenter oferece a expertise necessária para proteger os ativos digitais, proporcionando uma economia significativa a longo prazo. Lembre-se, independentemente do tamanho da sua empresa, você não está livre de ameaças. Portanto, invista agora em um plano de ação robusto para mitigação de riscos cibernéticos.

Quer saber mais? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre os nossos serviços!