Close

O armazenamento escalável é o tipo de cloud computing que pode crescer e diminuir conforme a demanda da organização. Esse serviço é bem interessante para pequenos e médios negócios, com possibilidades de crescerem em um curto espaço de tempo, como as startups. Isso se justifica porque, em sistemas escaláveis, é possível começar com uma pequena infraestrutura de nuvem e ir crescendo em capacidade, de acordo com a evolução dos negócios.

Por que apostar no armazenamento escalável na sua empresa?

Ao conhecer o conceito de armazenamento escalável, você percebe como esse modelo de cloud computing é interessante. Veja, a seguir, as principais razões para que as empresas apostem nele!

 

1. Aumento da capacidade de operação dos consumidores

Alguns tipos de negócios têm ciclos de maior ou menor quantidade de operações nos servidores. Nesses casos, sem dúvida, apostar no armazenamento escalável é uma excelente ideia. Imagine, por exemplo, um e-commerce, que vende artigos diversos para o lar. É bem provável que a demanda de acessos e operações na loja virtual aumente em determinadas épocas do ano, como na semana da Black Friday e no período que antecede o Natal. O mesmo vale para os softwares da empresa, como os ERPs e CRMs, que podem ser mais ou menos usados, de acordo com cada período do mês ou do ano. Com o armazenamento escalável, você poderá ter o melhor custo-benefício para operar o seu negócio, independentemente da demanda ser maior ou menor do que a habitual em cada período.

 

2. Diminuição da conta de energia

Poupar recursos é sempre muito importante para os negócios manterem o saldo no azul, concorda? Com o armazenamento escalável, você conseguirá diminuir a conta de energia da sua empresa, ajudando a aumentar a lucratividade da empresa.

Isso acontece porque não será mais necessário ter um datacenter na empresa. Dessa forma, não é preciso manter um equipamento ligado 24 horas por dia, tampouco investir em climatizadores que mantenham o controle da temperatura do ambiente em que o servidor se encontra.

Como tudo está na nuvem, esse custo é eliminado da lista de necessidades da empresa. Logo, haverá uma grande economia e os recursos que eram gastos em energia poderão ser aplicados em outras áreas.

 

3. Facilidade para acrescentar novos usuários e funcionalidades nos sistemas

Quando as empresas investem em armazenamento escalável, também conseguem ter mais facilidade ao acrescentar novos usuários e funcionalidades nos sistemas.

Vamos supor, por exemplo, que seja necessário contratar novos funcionários para a organização e deve-se criar novos usuários no sistema operacional. Com o armazenamento em nuvem escalável, você pode fazer isso sem maiores transtornos, tendo em vista que o espaço se adapta de acordo com a sua necessidade.

 

4. Agilidade no processamento de armazenamento de dados

Atualmente, as empresas geram dados a praticamente todo o momento, e é preciso ter agilidade para processar e armazenar todas essas informações. Afinal, elas são importantes para que decisões estratégicas sejam tomadas nos negócios.

Ao optar pelo armazenamento escalável, os sistemas e aplicativos poderão fazer o salvamento automático de arquivos, evitando qualquer falha nos processos. Assim, grandes problemas são mitigados, como os erros ao salvar os itens.

Também é interessante citar a funcionalidade do backup automático, que faz com que os dados e arquivos sejam facilmente recuperados, caso seja necessário. Ou seja, se a empresa, por alguma falha, deletar alguma informação importante, será possível recuperá-la prontamente.

 

5. Acesso remoto

O armazenamento em nuvem escalável permite o acesso remoto às informações e sistemas armazenados. Isso contribui muito para as empresas que têm colaboradores em home office ou que trabalham de forma descentralizada, com escritórios em diferentes cidades, por exemplo.

Os acessos aos softwares e aplicativos podem ser feitos por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet. Não é necessário que o usuário esteja na sede da empresa para que isso aconteça.

Agora que você já conhece as razões que a sua empresa tem para investir em armazenamento escalável, converse conosco e conheça as soluções que oferecemos para potencializar o seu negócio.