Close
Entenda a importância do backup de arquivos para sua empresa

Em algum momento você já deve ter-se deparado com alguém de TI dizendo para algum usuário o quanto é importante fazer backup de arquivos, e-mails e demais dados do computador que ele usa.

O backup de arquivos é a cópia de segurança de dados, informações e conhecimentos, de um dispositivo para outro, para que, caso um venha a dar defeito, o conteúdo armazenado não venha a ser afetado.

No post de hoje, você vai entender a importância do backup para sua empresa e como incluir esse processo em sua rotina. Acompanhe!

Qual a importância do backup

Imagine a situação hipotética de um escritório de contabilidade que gerencia cerca de 200 empresas e todas as informações referentes a cada empresa estejam armazenada em um único servidor. E se, por algum motivo, este servidor parar de funcionar no dia 25 do mês vigente e demore 10 dias para ser recuperado? E se não fosse possível recuperá-lo? Ou, ainda, ele fosse roubado e todas as informações das empresas e também do escritório fossem parar nas mãos da concorrência? O quanto isso vai custar? Quanto tempo será necessário para refazer todo o serviço?

Imagine agora um estúdio fotográfico. Todo o trabalho do estúdio está armazenado no servidor principal, que acaba de queimar o disco rígido devido uma tempestade. Como explicar para seus clientes que perdeu todas as fotos? Como refazer, por exemplo, as fotos de casamento?

Essas são apenas algumas situações que ilustram a importância de se fazer um backup de arquivos eficiente e seguro.

Como fazer o backup de arquivos

Existem diversas maneiras de se realizar o backup, dependendo do volume de dados e do valor que estes possuem. Por exemplo, um trabalho de conclusão de curso tem um valor alto para um estudante concluinte, mas não precisa de um grau de segurança elevado quanto à sua informação, nem requer um volume muito grande de armazenamento. Gerar cópias em diferentes lugares, como num pen drive e no e-mail, além do computador que está usando, é suficiente.

Agora, um estúdio de fotos, com um volume de dados gigantesco, com informações que não podem ser reproduzidas, possui uma necessidade grande de um serviço de backup bem estruturado, como um servidor no estúdio e um outro servidor em um local diferente.

Quanto mais precioso o valor das informações, mais complexa a estrutura de backup de arquivos deve ser.

Qual a melhor solução de backup de arquivos

Definir a melhor solução de backup de arquivos pode parecer simples, mas não é. Se os dados são de extrema importância para a saúde vital da empresa, o melhor a fazer é contratar um serviço especializado em backup.

A gravidade da falta de um backup de segurança eficiente pode ser observada em um fato que foi relatado pelo jornal Estadão: em 1993, um atentado ao WTC levou 90% das empresas à falência por não terem um backup em outro lugar dos seus dados.

Hoje em dia, os backups em sua maioria são feitos com o sistema em nuvem, no qual armazenam em diferentes servidores, de diferentes localidades, os dados escolhidos para serem salvos. Além disso, o custo é diretamente proporcional ao uso do espaço e ao serviço prestado, sendo sempre adequado ao seu crescimento e retração.

Quais os benefícios para empresa

Os principais benefícios de contratar um serviço de backup de arquivos para a empresa são:

  • disponibilidade dos arquivos instantaneamente;
  • segurança dos dados com armazenando em servidores fora da empresa, o que impede o acesso de pessoas indevidas;
  • segurança contra ataques de vírus na rede corporativa, que pode restaurar todos os serviços posteriormente numa demanda de tempo curta;
  • segurança contra desastres naturais e acidentais, como, por exemplo, incêndio, terremoto, etc;
  • baixo custo de investimento em estrutura e equipamento para geração e manutenção da sala de servidor;
  • segurança com criptografia de dados, dificultando o acesso às informações em caso de intervenções;
  • tranquilidade da manutenção do serviço de backup realizado por empresa especializada, sem precisar de mão de obra especializada contratada dentro da própria empresa.

Se você conhece alguma empresa ou algum procedimento interessante de backup de arquivo, deixe seu comentário ao final do texto e nos ajude a prevenir a perda de dados com novas ideias e ferramentas de backup!