10 dicas sobre como proteger dados de ataques cibernéticos

Você sabe como proteger dados de ataques da sua empresa? Com a proliferação de ataques cibernéticos e violações de dados, essa é uma preocupação cada vez maior entre as organizações brasileiras.

Conforme o cenário de ameaças evoluiu, os ataques se tornaram cada vez mais sofisticados e os riscos que antes eram considerados improváveis começaram a acontecer com regularidade. Isso tornou evidente que as empresas devem estar cada vez mais cientes e preparadas para os novos riscos.

Para ajudá-lo a reforçar a cibersegurança na sua empresa, separamos 10 dicas sobre como proteger dados de ataques cibernéticos.

1. Tenha um plano de gerenciamento de risco cibernético

Para ajudar sua empresa a identificar e evitar riscos de segurança cibernética, crie um programa de gerenciamento de riscos cibernéticos.

Para que isso funcione, todos precisam saber como funciona este plano de gerenciamento de risco – incluindo os funcionários, contratados e fornecedores. Sua abordagem precisará evoluir junto com as mudanças na tecnologia e os riscos enfrentados pelas empresas.

2. Certifique-se de manter configurações seguras

A configuração segura se refere às medidas de segurança que sua empresa deve adotar ao construir e instalar computadores e dispositivos de rede.

É importante desenvolver uma estratégia para remover ou desativar funcionalidades desnecessárias dos sistemas e corrigir rapidamente vulnerabilidades conhecidas. Para fazer isso, é possível usar ferramentas automatizadas de gerenciamento de patches e atualizações de softwares.

3. Mantenha os trabalhadores remotos protegidos

Ter pessoas trabalhando em casa ou remotamente pode criar novos riscos, como perda ou roubo de dispositivos ou informações confidenciais.

Os cuidados que você pode tomar para evitar esses riscos incluem verificar os dados criptografados dos dispositivos (o que protegerá os dados no dispositivo em caso de perda ou roubo) e garantir que a equipe saiba como relatar quaisquer problemas.

4. Esteja preparado para o pior

Os incidentes de segurança são muito comuns. Segundo dados levantados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as notificações referentes a ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram 220% no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020.

Portanto, é importante se preparar para o pior e investir na definição de políticas e processos para ajudar a gerenciar um incidente e reduzir seu impacto.

5. Proteja sua empresa contra softwares maliciosos

Softwares maliciosos, conhecidos como malwares, incluem vírus e ransomware. Em resumo, trata-se de qualquer código ou conteúdo que possa representar uma ameaça aos seus sistemas de TI, interrompendo seus negócios ou levando à perda de informações ou dados confidenciais.

É vital que todos os seus funcionários saibam como reconhecer e se proteger contra malware. Você também pode implementar ferramentas antivírus robustas em todos os dispositivos.

6. Gerencie os privilégios do usuário

Dê aos usuários apenas o nível mínimo necessário de acesso aos dados, privilégios de sistema e direitos. Dessa forma, se uma conta for mal utilizada ou comprometida, o impacto poderá ser minimizado.

7. Monitore todas as redes, sistemas e serviços

O monitoramento adequado permite que você avalie como os sistemas estão sendo usados e se estão sendo atacados. Por exemplo, tráfego de rede incomum – como conexões de locais inesperados no exterior – ou grandes transferências de dados devem gerar automaticamente um alerta de segurança.

8. Garanta a segurança da rede

Seus sistemas são vulneráveis a ataques por meio de conexões de suas redes com a internet e outras redes parceiras. Portanto, certifique-se de que a segurança da sua rede seja robusta. Existem diferentes tipos de segurança de dados, incluindo rede, firewalls, segurança de e-mail e software antivírus.

9. Controle o uso de mídia removível

Mídia removível é qualquer coisa que pode ser conectada a um computador, desde um USB a um smartphone ou tablet. Eles podem armazenar e transferir dados e informações sensíveis ou confidenciais.

Ao usar esses dispositivos, as informações podem ser facilmente perdidas – com potencial dano à reputação da sua empresa –, ou um software malicioso pode ser introduzido.

Portanto, desenvolva e implemente políticas e soluções para controlar e minimizar o uso de mídia removível e garantir que todos conheçam essas políticas.

10. Eduque sua equipe

Por fim, é fundamental que toda equipe conheça essas dicas de como proteger dados de ataques da sua empresa. Portanto, certifique-se de estabelecer uma cultura de preocupação com a cibersegurança, fornecendo treinamento e garantindo que os funcionários se sintam capacitados para relatar incidentes sem medo de recriminação.

Reforce a Cibersegurança com a Netcenter!

Acabamos de ver várias práticas de como proteger dados de ataques da sua empresa, certo? Porém, é preciso reconhecer que essas são apenas etapas básicas para começar a jornada de ter um negócio mais seguro.

Com o auxílio da Netcenter, você tem uma visão clara do seu Risco Cibernético – entendendo os controles de segurança implementados no ambiente atual, as vulnerabilidades da infraestrutura tecnológica e as ameaças aos processos operacionais. A partir disso, torna-se mais fácil e eficiente atuar na proteção dos dados e evitar ataques na sua empresa.

Gostou das dicas de como proteger dados de ataques da sua empresa?

Avalie a Postura de segurança do seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *