Infraestrutura Hiperconvergente: 6 benefícios que vão ajudar a sua empresa no pós-crise

A seguir, conheça  6 benefícios sobre a Infraestrutura Hiperconvergente e saiba como vão ajudar a sua empresa no pós-crise! Não deixe de ler!

A pandemia causada pela COVID-19 aumentou ainda mais a necessidade das empresas reduzirem os custos operacionais, melhorarem a escalabilidade e a flexibilidade de seus recursos de TI. Nesse sentido, a adoção de uma infraestrutura hiperconvergente (HCI) tem sido essencial para ajudar as organizações a responderem de forma mais eficaz a esses novos desafios.

Fatores como o crescimento dos regimes de trabalho híbrido, aumento das cargas de trabalho e das demandas por serviços digitais colocaram ainda mais pressão sobre as infraestruturas de TI.

Diante disso, a modernização das estruturas locais de TI não é mais uma escolha, mas sim uma necessidade.

De fato, existem diversas abordagens possíveis, mas a adoção de uma HCI tem se mostrado uma das mais eficazes.

Tanto que, segundo estimativas, o mercado de infraestrutura hiperconvergente deve crescer 20,6% entre 2020 e 2027, conforme estudo da Meticulous Research.

Continue a leitura e descubra o que é infraestrutura hiperconvergente e seis benefícios que vão ajudar a sua empresa no pós-crise. Confira!

O que é uma infraestrutura hiperconvergente?

Hiperconvergência refere-se a uma arquitetura centrada em software que integra recursos de computação, armazenamento e virtualização em um único sistema, que geralmente consiste em hardware de arquitetura x86.

A chave para o sucesso dessas estruturas é que elas tornam possível gerenciar todos esses elementos como um único sistema, usando um pequeno grupo de ferramentas. Além disso, uma infraestrutura hiperconvergente pode ser expandida facilmente por meio da adição de nós à unidade base.

As organizações geralmente podem escolher um dispositivo de infraestrutura hiperconvergente integrada (HCI) de um único fornecedor ou software hiperconvergente independente de hardware.

Quais os benefícios de uma infraestrutura hiperconvergente?

Para se adequar às demandas do mundo pós-pandemia, as empresas precisam de uma infraestrutura de TI mais eficaz, responsiva, flexível e gerenciável.

A HCI simplifica o gerenciamento, consolida recursos e reduz custos combinando computação, armazenamento e rede em um único sistema.

Confira a seguir os benefícios da infraestrutura hiperconvergente e descubra como ela pode modernizar o data center para fornecer maior agilidade, escalabilidade e eficiência de custos, além de facilitar a inovação nos negócios.

1. Melhor gestão dos custos

Em um ambiente de TI tradicional, hardware de rede, servidor e armazenamento precisam ser adquiridos separadamente e configurados para funcionar juntos como um sistema coeso.

Assim, quando há necessidade de ampliação de algum recurso de TI, muitas vezes as empresas encontram dificuldades, pois os equipamentos mais modernos podem não ser compatíveis com outros componentes da infraestrutura atual.

Devido a isso, é comum que as organizações tenham que substituir hardwares em perfeito funcionamento para garantir a coesão de seu ambiente de TI.

Para evitar esse problema, muitas empresas acabam adquirindo equipamentos com provisionamento excessivo, vislumbrando crescimento futuro. Apesar de eficiente a curto prazo, essa estratégia cria outro problema: a subutilização de hardwares.

Uma infraestrutura hiperconvergente usa um modelo econômico semelhante ao dos provedores de nuvem pública, evitando grandes custos iniciais.

Por ter uma abordagem de blocos de construção, essa estratégia  permite que a TI se expanda adicionando unidades conforme necessário.

Isso permite o uso de recursos com mais eficiência do que o modelo tradicional e evita a necessidade de provisionamento excessivo para ter espaço para crescimento futuro.

Além disso, uma infraestrutura hiperconvergente também diminui o custo de entrada, uma vez que as empresas só precisam pagar pelo que realmente precisam, não pelo que precisarão daqui alguns anos.

Ou seja, os sistemas hiperconvergentes têm um baixo custo de entrada e um custo total de propriedade menor em comparação com a infraestrutura legada ou sistemas integrados.

2. Maiores ganhos por meio da automação

Uma infraestrutura hiperconvergente oferece a capacidade de agilizar as operações por meio da automação, pois é uma tecnologia totalmente integrada e autônoma.

Graças às propriedades de um sistema hiperconvergente, tarefas e processos demorados podem ser automatizados para que as empresas possam liberar sua equipe de TI e dedicá-la a impulsionar a inovação e a atividades de maior valor agregado.

Com a infraestrutura hiperconvergente, a eficiência da administração de TI de uma organização é aumentada e todas as tarefas repetitivas que não geram valor e que não contribuem para a melhoria do negócio são automatizadas.

3. Escalabilidade

A escalabilidade é vital para empresas em crescimento. É igualmente essencial para qualquer organização cujas necessidades de TI possam mudar repentinamente.

No pós-crise, as empresas precisam estar preparadas para responder a mudanças de demanda com rapidez e eficiência, seja para não perder oportunidades de negócio ou para implementar novas ferramentas de trabalho.

Com uma infraestrutura hiperconvergente, novos recursos e capacidades podem ser adicionados a uma estrutura com facilidade, uma vez que tudo é definido por software.

O software do sistema pode ser configurado para levar em conta quaisquer alterações automaticamente.

4. Proteção de dados aprimorada

As empresas que adotam uma infraestrutura hiperconvergente em seu data center protegem com mais eficácia as informações críticas para o bom desenvolvimento do negócio, graças ao seu caráter centralizado.

Além disso, em um ambiente hiperconvergente, o backup, a recuperação e a recuperação de desastres são integrados. Ou seja, eles fazem parte da infraestrutura.

Um resultado essencial dos recursos aprimorados de recuperação de desastres são os prazos de recuperação mais curtos. Com uma solução hiperconvergente, sua empresa pode voltar às operações normais com muito mais rapidez.

5. Maior flexibilidade

Uma infraestrutura hiperconvergente não tem apenas flexibilidade de capacidade, mas também de tecnologia.

Os sistemas de gerenciamento mais sofisticados permitem a combinação perfeita de tecnologias de integração total e recursos de expansão incremental.

Por exemplo, as plataformas HCI combinam rede virtualizada e computação com armazenamento definido por software.

Normalmente, o software é implantado da mesma maneira, seja hospedado em um data center ou na nuvem. Isso torna uma estrutura hiperconvergente ideal para qualquer organização que deseja construir um sistema híbrido.

6. Gerenciamento simplificado

Uma infraestrutura hiperconvergente, o gestor de TI pode gerenciar todos os recursos do data center a partir de um único ponto, agilizando processos e melhorando o desempenho.

A partir de um software de análise integrado, é possível monitorar as cargas de trabalho e encontrar mais facilmente obstáculos em recursos ou desempenho.

Muitas vezes, esse monitoramento é possível a partir de um painel simples. Essa facilidade de geração de relatórios e análises é vital para otimizar o tempo das equipes de TI.

Conclusão

A infraestrutura hiperconvergente pode modernizar o data center e melhorar os processos de negócios. Isso é considerado uma evolução da TI, uma nova arquitetura capaz de melhorar o gerenciamento, o desempenho e a escalabilidade, além de otimizar os custos.

Uma HCI também permite uma melhor integração com outras tecnologias, como a Computação em Nuvem, favorecendo a construção de um ambiente híbrido sob medida para as suas necessidades de negócio.

Além disso, os sistemas de infraestrutura hiperconvergente oferecem soluções com resultados e custos operacionais previsíveis e segurança de dados aprimorada.

Em outras palavras, a infraestrutura hiperconvergente capacita as empresas para os desafios atuais da era digital e fornece os recursos necessários para sua empresa lidar com desafios atuais e futuros.

No momento atual, em que todos os processos de negócios estão centrados em soluções tecnológicas, construir a estrutura de TI correta é essencial para o sucesso de qualquer organização.

Se você busca alcançar o pico de eficiência e cobrir suas necessidades atuais e futuras, a infraestrutura hiperconvergente pode ser a solução que você está procurando.

Entre em contato com a Netcenter e saiba como podemos ajudá-lo!

2 Comments on “Infraestrutura Hiperconvergente: 6 benefícios que vão ajudar a sua empresa no pós-crise”

  1. Pingback: Cloud e HCI: a integração da funcionalidade da nuvem em infraestrutura hiperconvergente - Netcenter

  2. Pingback: Como a tecnologia HCI pode contribuir com a nuvem híbrida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *