Close

Nos últimos 10 anos, a tecnologia se tornou firmemente integrada nas atividades diárias de pessoas e empresas. Com isso, o volume e o ritmo de produção dos dados cresceram exponencialmente, o que nos levou à era de dados.

Esse processo de forte implementação da tecnologia e digitalização de processos, conhecido como transformação digital, tem possibilitado o desenvolvimento de soluções cada vez mais disruptivas, como a Inteligência Artificial (AI) e o Machine Learning.

Todas essas inovações têm possibilitado que as empresas se tornem cada vez mais eficazes e lucrativas por meio de decisões mais assertivas, automatização de processos e redução de custos, entre outras vantagens.

Uma pesquisa recente, intitulada Global State of Enterprise Analytics 2019¸ e conduzida pela  MicroStrategy em parceria com a Hall & Partners revelou que 60% das empresas brasileiras já utiliza Data & Analytics para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios.

Obviamente, para que sua empresa consiga tirar proveito e se destacar na era de dados, ela precisa estar preparada para lidar com as demandas que este novo cenário impõe.

Continue a leitura para conhecer mais sobre os desafios das empresas nessa nova realidade e descobrir como superá-los!

Gerar insights rapidamente

As empresas não querem simplesmente armazenar seus dados. Elas querem usá-los para atingir seus objetivos.

Dentre as principais ambições empresariais com uma estratégia focada em dados estão a redução de custos, a inovação, a aceleração da implantação de novos serviços ou até o lançamento de novos produtos.

Os alcances desses objetivos podem tornar as empresas mais competitivas. No entanto, exigem que as corporações extraiam insights, com uma exploração imediata dessas informações.

Para atingir essa velocidade, é preciso recorrer a uma nova geração de ferramentas analíticas, que reduzem bastante o tempo necessário para emitir relatórios e identificar tendências.

Para isso, é necessário contar com uma arquitetura ideal, que ofereça escalabilidade vertical e horizontal e ainda seja capaz de garantir alta disponibilidade. Consequentemente, facilitando o acesso rápido aos dados e suportando o bom funcionamento de suas aplicações.

Integrar diversas fontes de dados

Na era de dados, uma grande variedade de informações é coletada a partir de diferentes fontes: aplicativos de negócios, e-commerce, redes sociais, e-mails, documentos de colaboradores, etc.

Mas, combinar todos esses dados de maneira harmoniosa para usá-los na criação de relatórios pode ser muito difícil.

Esse problema pode ser solucionado com uma plataforma de Storage capaz de integrar diferentes cargas de trabalho em um só lugar. Dessa forma, torna-se muito mais rápido e fácil a análise dos dados, o desenvolvimento e implementação de aplicações, etc.

Ter uma infraestrutura mais autônoma

Na nova era de dados, as empresas precisam estar preparadas para lidar com grandes mudanças de demanda de recursos de computação a todo momento.

Esse é um dos grandes benefícios da Computação em Nuvem, que deve ser cuidadosamente explorado pelas empresas. Isso porque, se essas oscilações não forem corretamente geridas, podem gerar surpresas desagradáveis quando a fatura do provedor chegar.

No entanto, a Cloud Computing não é a solução de todos os problemas. As tendências de mercado demonstram que o modelo híbrido, combinando soluções de nuvem privada e pública e sistemas on-premise, é a melhor estratégia para as empresas lidarem com as demandas da era de dados.

Por isso, é fundamental contar com uma infraestrutura local capaz de automatizar processos como provisão inicial de recursos, migrações, balanceamento de carga e resolução de problemas.

Além disso, faz-se necessária a adoção de soluções que possam monitorar os sistemas de armazenamento e combinar Machine Learning e AI para oferecer análise de capacidade e desempenho em tempo real.

Atender às necessidades de negócios e estratégia de nuvem

Como já mencionado, o modelo híbrido é o mais recomendável para que as empresas possam lidar efetivamente com as demandas da era de dados e com as necessidades dos negócios cada vez mais dinâmicas.

Logo, sua infraestrutura local precisa ser flexível para permitir a implantação de cargas de trabalho exigentes em ambientes de nuvem.

Ou seja, sua empresa precisa de soluções de hardware e software que permitam conectar suas aplicações e serviços locais com a nuvem de forma rápida e harmônica, para evitar silos de dados e gargalos de comunicação.

Como se preparar para os desafios da nova era de dados

Agora você já conhece alguns dos principais desafios que sua empresa deve estar preparada para enfrentar a partir de agora.

Fica evidente que, além de adotar ferramentas e tecnologias disruptivas e soluções em nuvem é preciso investir em sua infraestrutura local para torná-la mais flexível, autônoma e responsiva.

A Netcenter, empresa especializada em capacitar organizações com as melhores tecnologias e serviços de nível empresarial, pode ajudar a sua empresa a lidar com todos os desafios da era digital, apresentando as soluções mais eficazes disponíveis no mercado.

Entre em contato agora mesmo e descubra a solução ideal para sua empresa se preparar para a era de dados!