Close
Usando a arquitetura corporativa certa é possível reduzir os custos e corrigir defeitos no ambiente de produção

Frequentemente, as organizações negligenciam a conexão crítica entre dívida técnica e arquitetura corporativa. Sem essa convergência, às necessidades futuras de tecnologia são quase impossíveis de determinar. Sem definir esses requisitos, é impossível reduzir a dívida técnica.

Você não pode reduzir a dívida técnica sem analisar todo o processo de negócio e tecnologia, o que significa começar com um mapa de TI da arquitetura corporativa e definir processos técnicos comuns para modernizar a TI, visando melhorar a experiência dos clientes e suportar processos de negócios convergentes.

Mas afinal, por que dívida técnica impacta negativamente sua empresa?

A dívida técnica é o resultado de uma arquitetura tecnológica abaixo do ideal que se infiltra nos projetos de TI e no seu ambiente operacional.

Quando uma dívida técnica tem impacto em várias áreas de negócios ou repercute por vários objetivos e requisitos, é muito provável que cause impacto negativo nos processos de negócios e nas ferramentas de tecnologia em geral.

Quando um profissional de TI encontra uma situação de dívida técnica, é importante comunicá-la a gestão e aos times de administração de tecnologia e desenvolvedores para que em seguida, a empresa defina os riscos e prováveis ​​impactos aos requisitos de negócios e ainda ver qual será a pressão direta pelas correções.

Isso reduz o risco de que a estrutura tecnológica desenvolvida para os requisitos atuais de negócios acabe abaixo do ideal ou que não alcance o seu potencial quando esses requisitos forem ampliados visando uma adequação ao mercado ou a uma expansão.

O problema da dívida técnica não se limita a riscos operacionais, ela compromete a retomada do crescimento e investimentos visando a expansão

 Você não pode reduzir a dívida técnica sem analisar todo o processo entre TI e negócios, o que significa começar com um mapeamento de tecnologia da arquitetura corporativa e definindo recursos técnicos comuns para suportar processos de negócios convergentes.

Isso significa, que a arquitetura de TI deve ser ágil e inovadora, onde nos leva a mudanças e flexibilidade nos negócios voltados ao mercado digital e um novo cliente altamente conectado e exigente.

Para se ter uma ideia, com base no White paper da IDC patrocinado pela Dell EMC, “Tecnologia emergente e TI moderna: a chave para desbloquear seu capital de dados”, baseados em uma pesquisa com 1200 organizações globais para compreender os fatores que contribuem para o sucesso das organizações que investem em tecnologias de datacenter com suporte às tecnologias emergentes e consequentemente a redução de suas dívidas técnicas.

  • 75% das empresas buscam o aumento da satisfação dos clientes.
  • 70% dos negócios querem alcançar o aumento de aquisição de novos clientes.
  • O objetivo das organizações visa ampliar cerca de 2.4x a criação de novos produtos e serviços.

Contudo, para muitas empresas, uma dívida técnica substancial é criada por aplicativos legados, plataformas e processos díspares e tecnologia desatualizada, e está impedindo iniciativas de modernização.

Por isso, as organizações precisam modernizar sua estrutura de TI para competir na economia digital, porém, semelhante aos desafios das finanças pessoais, você não pode começar a investir verdadeiramente em modernização até pagar as dívidas existentes.

De acordo com a Forrester Research, a manutenção de aplicativos e tecnologias mais antigas normalmente consome 70% ou mais do orçamento de tecnologia.

Essa dívida atrasa o desenvolvimento e sobrecarrega a organização com riscos e custos, mas pagar a dívida técnica não é uma tarefa fácil. Ser capaz de quantificar seu custo, identificar áreas críticas de tecnologia que merecem atenção da sua equipe e desenvolver planos claros de modernização sem interrupção dos negócios é fundamental.

Evite chegar ao ponto de inflexão e vença o desafio

O “ponto de inflexão” da dívida técnica é atingido repentinamente e, no momento em que acontece, a dívida costuma estar muito alta.

A dívida técnica costuma colocar as empresas fora do mercado, e os problemas que ela causa nunca desaparecem por conta própria.

Após atingir o ponto de inflexão da dívida técnica da infraestrutura, problemas súbitos e emergências evitáveis ocorrem com cada vez mais regularidade, causando prejuízos financeiros e colocando em risco a credibilidade da empresa junto ao mercado, clientes e fornecedores.

Não importa o quão preparado você pensa que é, são necessários apenas alguns erros para derrubar toda a sua infraestrutura de TI. A chance de uma situação atípica causar uma interrupção inesperada aumenta exponencialmente com a dívida técnica.

Usar uma arquitetura corporativa assertiva permite prevenir e corrigir dívidas técnicas de forma ágil, estendendo-a para além da noção de ser rápida ou responsiva de uma maneira técnica abstrata, para escolher o recurso e os caminhos tecnológicos adequados a serem seguidos.

Isso significa que é importante estruturar uma estratégia de autonomia total ao primeiro sinal de necessidade, e a arquitetura corporativa é vital para garantir que a estratégia dê certo.

Priorize os locais com maior probabilidade de necessidade de suporte as correções de dívidas técnicas e invista o quanto antes nesse processo.

Quantas vezes, como profissionais técnicos, vimos ou ouvimos falar de uma empresa incapaz de atualizar porque esse código foi escrito anos atrás e a pessoa responsável foi embora?

Ou quantas vezes as equipes de TI continuaram gastando em suporte porque a modernização requer maior esforço inicial? E pior, quantas vezes as vulnerabilidades de segurança conhecidas não foram corrigidas e eventualmente causaram enormes perdas?

Portanto, resista ao desejo de atualizar a tecnologia pouco a pouco. Em vez disso, comece identificando as áreas que possuem maiores dívidas e determine quais projetos trarão o valor mais significativo, não apenas agora, mas no futuro.

Sobre a NETCENTER

Seja para atender melhor seus clientes, aumentar a produtividade ou transformar o seu modelo de negócio, hoje a Tecnologia da informação é um fator relevante para o sucesso de qualquer Organização.

A NETCENTER é uma empresa especializada em Soluções Gerenciadas de TI para Transformação de Infraestrutura e Proteção de ativos digitais. Apoiada na sua parceria com os principais players de tecnologia do mercado, somado aos seus 25 anos de experiência na entrega de soluções e serviços, capacitamos as empresas a:

  • Executar suas aplicações de Negócio.
  • Melhorar sua a eficiência Operacional.
  • Proteger seus Ativos Digitais.

DEFINA, IMPLEMENTE, GERENCIE e PROTEJA. Conte com a NETCENTER.


Erro: Formulário de contato não encontrado.