Close

A COVID-19 antecipou uma das grandes tendências do mercado do trabalho do futuro: o crescimento massivo do home office. Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas, a modalidade de trabalho deve crescer até 30%, no Brasil, pós-pandemia.

Nesse cenário, as empresas precisam adequar suas infraestruturas e adotar soluções que permitam realização de trabalhos remotos de forma funcional e que garantam a segurança dos dados da organização. A VPN é uma das principais tecnologias que ajudam a alcançar esses objetivos, mas, para isso, é preciso implementar o protocolo de tunelamento adequado.

A seguir, você irá saber mais sobre protocolo de tunelamento, porque ele é importante e também as principais características das alternativas mais populares no mercado. Confira!

O que é protocolo de tunelamento?

De forma simplificada, o protocolo de tunelamento é um conjunto de instruções e processos entre um servidor e um cliente VPN para estabelecer uma conexão estável e segura. Em essência, trata-se de uma combinação de padrões de criptografia e protocolos de transmissão.

Os protocolos fornecem segurança e velocidade para suas comunicações on-line. Se a sua VPN está otimizada para velocidade ou segurança depende do protocolo VPN que você está usando no momento.

Existem muitos tipos de protocolos disponíveis, cada um com diferentes características e capacidades. Alguns são compatíveis com dispositivos móveis. Outros podem ser instalados em seu roteador Wi-Fi.

Como você pode perceber, a escolha de um protocolo de tunelamento é muito importante para que possa desfrutar da melhor experiência de navegação em sua VPN.

Quais os principais protocolos de VPN?

Confira a lista dos protocolos de tunelamento mais usados atualmente:

PPTP – Protocolo de Tunelamento Ponto a Ponto
Devido à sua criptografia básica e poucos atributos de segurança, o PPTP oferece uma conexão muito mais rápida. Suporta a maioria das plataformas e é fácil de configurar.

Dito isso, não é recomendado, a menos que você utilize uma VPN para fins nos quais a segurança seja completamente desnecessária.

IPSec – Internet Protocol Security
Este é um conjunto de protocolos usados para vários fins, incluindo a proteção de VPNs. Geralmente é emparelhado com protocolos para fornecer confidencialidade de dados e autenticação, mas também pode ser utilizado como um protocolo VPN autônomo.

OpenVPN – Protocolo de código aberto
Com desempenho rápido e criptografia de alto nível, o OpenVPN é um dos protocolos mais utilizados pelas empresas.

Ele pode ser executado no protocolo de internet TCP ou UDP. O primeiro garante que seus dados serão entregues na íntegra e na ordem certa, enquanto o segundo se concentrará em velocidades mais rápidas. Muitos serviços de VPN permitem que você escolha entre os dois.

Esta solução de código aberto é configurável e funciona em qualquer porta. Como resultado, você pode superar a maioria das restrições dos provedores de acesso à Internet e firewalls.

Sua versatilidade, no entanto, implica em uma configuração mais complexa, o que significa que é preciso contar com o suporte de especialistas para evitar lentidão ou vulnerabilidades.

L2TP – Protocolo de Tunelamento de Camada 2
Uma vez que não fornece autenticação forte, o L2TP é usado com o IPSec para garantir a segurança dos dados.

Embora possa entrar em conflito com alguns firewalls, é uma ótima alternativa ao protocolo OpenVPN porque suporta todas as plataformas modernas e também pode contornar as limitações dos provedores de acesso à Internet.

SSTP – protocolo de encapsulamento de soquete seguro
Propriedade da Microsoft, SSTP está disponível apenas para Windows, FreeBSD e Linux e não pode ser auditado.

Independentemente disso, é um dos protocolos VPN mais seguros e tem a capacidade de contornar a maioria das limitações dos firewalls.

IKEv2 – Internet Key Exchange
Com base na estrutura IPSec, IKEv2 é o protocolo de tunelamento VPN considerado como o mais moderno e avançado por muitos especialistas.

Desenvolvido em conjunto pelas gigantes Cisco e Microsoft, ele é rápido, estável, seguro e muito fácil de configurar.

A estabilidade IPSec / IKEv2 garante que você não perderá sua conexão VPN ao mudar de Wi-Fi para dados móveis, por isso pode ser uma boa escolha quando você estiver em trânsito. Ele também ignora rapidamente os firewalls e pode oferecer altas velocidades.

No entanto, IKEv2 não é compatível com muitas plataformas. De fato, isso não é um problema para usuários do Windows, pois a Microsoft ajudou a criar este protocolo, mas alguns outros sistemas operacionais precisarão de versões adaptadas.

Wireguard
Wireguard é o protocolo de tunelamento mais novo e mais rápido de que toda a indústria VPN está falando. Ele usa criptografia de última geração que supera os líderes atuais – OpenVPN e IPSec / IKEv2.

No entanto, ainda é considerado experimental, então, os provedores de VPN precisam procurar novas soluções para superar as suas vulnerabilidades.

O Wireguard promete ser o “próximo grande sucesso”, mas sua implementação ainda está em seus estágios iniciais e tem muito espaço para melhorias.

Atualmente, ele não fornece anonimato completo aos usuários, portanto, os provedores de VPN precisam encontrar soluções personalizadas para fornecer a segurança necessária sem perder velocidade.

Qual o melhor protocolo de tunelamento VPN para sua empresa?

Após analisarmos as características de cada protocolo de tunelamento, fica evidente que não existe um que seja adequado para todas as necessidades das empresas.

Cada realidade ou aplicação de negócio pode demandar necessidades específicas. Portanto, é importante que seja analisado caso a caso, para assim, definir uma estratégia VPN que ofereça a velocidade e a segurança adequada para sua operação.

Logo, é de suma importância contar com uma assessoria especializada que possa ajudar a sua empresa a avaliar seu ambiente de TI e seus objetivos de negócio e, assim, definir os protocolos mais adequados para sua operação.

Nesse sentido, você pode contar com a ajuda da Netcenter, uma assessoria especializada em capacitar as empresas a utilizar a tecnologia da forma mais eficaz em suas estratégias de negócio.

Entre em contato agora mesmo e permita que nossos especialistas possam ajudá-lo a escolher o melhor protocolo de tunelamento VPN para a sua empresa!