Close

Não se trata apenas selecionar os ambientes certos para diferentes cargas de trabalho, mas também gerenciar e manter todas as peças móveis dentro desses ambientes. Saber como atender às prioridades de TI pode ser um grande desafio.

As prioridades de TI moldaram o ambiente HCI moderno para promover mais flexibilidade e agilidade aos negócios. Seja, por meio de ferramentas de gestão, maior automação, orquestração em nuvem, armazenamento e rede definidos por software, o gerenciamento dessas arquiteturas tornou-se cada vez mais complexo.

Na prática, o setor de TI tem se esforçado para reduzir a complexidade do gerenciamento de sua infraestrutura de TI. E é aqui que entra a hiperconvergência.

Como funciona a HCI na prática?

A infraestrutura hiperconvergente (HCI) é uma implementação de infraestrutura definida por software. A infraestrutura definida por software (SDI) oferece maior flexibilidade na alocação e gerenciamento de recursos de computação, o que atende melhor às prioridades de TI.

A HCI consolida recursos de TI, como armazenamento, memória e processamento em blocos de construção uniformes, vendidos como dispositivos de hardware ou pilhas de HCI virtuais.

O hipervisor gerencia máquinas virtuais (VMs) em cada nó, que por sua vez executa os recursos e aplicativos de TI. Esses “nós” de hardware ou software contêm CPU, rede, armazenamento, memória e hipervisor, e podem ser adicionados ou retirados, conforme a operação de sua infraestrutura de TI.

Atualmente, os aplicativos têm requisitos diversos e raramente um único ambiente pode atender às necessidades de cada aplicação.

A análise de dados e os aplicativos de IA, por exemplo, têm necessidades de TI diferentes de aplicativos de vendas por e-mail ou móveis. O streaming de vídeo precisa de processamento de alto desempenho, enquanto a edição de vídeo precisa de grandes quantidades de armazenamento e memória.

As prioridades de TI

Para atender às prioridades de TI, e todas as necessidades de armazenamento, memória e processamento, sem estourar o orçamento, as empresas adotaram diferentes ambientes, a exemplo da nuvem privada, pública, híbrida e multicloud, além da estrutura local.

Para garantir que seus ambientes estejam funcionando com a maior eficiência possível, eles recorrem à hiperconvergência. Principalmente porque ambientes de nuvem híbrida são complexos e totalmente diferentes um do outro.

Uma empresa pode adotar um modelo multicloud, misturando provedores públicos e privados; pode recorrer a plataformas híbridas com cargas de trabalho fora da cloud; ou demandas em estrutura de colocation.

As organizações hoje precisam de flexibilidade para responder rapidamente às necessidades de TI da empresa

A maioria dos produtos HCI oferece suporte a contêineres e a VMs, o que aumenta a mobilidade das cargas de trabalho. Como o HCI é um ambiente abrangente e definido por software, ele é configurável para um amplo conjunto de cargas de trabalho corporativas.

Os contêineres são menores e mais leves do que as VMs e são portáteis entre ambientes. Quando os aplicativos são agrupados em contêineres, com suas bibliotecas e outras dependências, podem ser movidos para qualquer ambiente com o mesmo sistema operacional.

Quando um ambiente possui várias partes móveis inerentes aos diferentes tipos de ambientes, e com várias nuvens, isso geralmente dificulta a operação.

A adoção de infraestrutura hiperconvergente fornece uma maneira de atender melhor às prioridades de TI, reduzindo sua complexidade e aumentando a agilidade para identificar, implantar e expandir as soluções de TI.

Os benefícios da hiperconvergência

Entre as principais e mais importantes prioridades de TI, a adoção da HCI traz os melhores benefícios. São eles:

1. Escalabilidade

Os dispositivos HCI individuais, embora limitados pelo armazenamento, CPU e capacidade de memória do hardware, podem ser agrupados para compartilhar espaço de armazenamento e dados entre as VMs hospedadas.

Se mais VMs, memória ou capacidade de armazenamento forem necessários, mais nós serão adicionados ao cluster. Além disso, uma organização de TI que usa o software HCI pode implementá-lo em um servidor físico de alto desempenho personalizado para suas necessidades e expansível conforme a demanda.

2.  Mobilidade

A HCI oferece maior mobilidade em uma arquitetura de TI em evolução. Com a adição de um aplicativo de orquestração em nuvem, os gestores de tecnologia podem administrar e mover cargas de trabalho entre nuvens públicas e privadas, bem como entre diferentes fornecedores de nuvem.

Em configurações de nuvem híbrida e multicloud, quando os requisitos de carga de trabalho mudam e precisam ser movidos para outra nuvem ou ambiente local, a mobilidade é bem útil.

As empresas, às vezes, descobrem que devem repatriar uma carga de trabalho ou aplicativo da nuvem pública para uma nuvem privada ou sistema local. Seja porque a estrutura pública não entregou a economia de custo prometida para essa carga de trabalho ou para problemas de conformidade ou desempenho. Neste sentido, a HCI está tornando essa repatriação mais atraente.

3. Custo-benefício

A adoção da nuvem pública foi impulsionada em grande parte pelo potencial de custos mais baixos e previsíveis e pela liberdade da necessidade de investir em hardware. Essa motivação ainda é válida.

No entanto, o surgimento da infraestrutura hiperconvergente está tornando as nuvens privadas consideravelmente mais fáceis e baratas de construir e gerenciar e mover cargas de trabalho entre ambientes.

4. Facilidade de gerenciamento

Com o tempo, os fornecedores de HCI estão incorporando recursos mais sofisticados em seus produtos, geralmente tendo o gerenciamento de nuvem híbrida como ponto focal. Alguns recursos incluem catálogos de serviços que:

  • suportam cargas de trabalho portáteis,
  • tem a capacidade de mover dados entre ambientes não-nuvem, nuvem privada e pública,
  • possuem ferramentas de gerenciamento para mover aplicativos entre ambientes.

Sobre a Netcenter

Acreditamos que a tecnologia é o alicerce para a criação de oportunidades! Estamos a mais de 25 anos no mercado de TI, transformando negócios com as melhores tecnologias e serviços de nível empresarial.

Construa a base correta da sua TI. Projeta seus ativos digitais. Conte com a Netcenter.

contato@localhost